Configurar sessões para usar o ID Manager (Gerenciador de ID) para Assign Terminal IDs (Atribuir IDs de terminal)

O ID Manager (Gerenciador de ID) configura e monitora um grupo de IDs do recurso que um cliente pode usar para estabelecer uma sessão de host. As IDs de recurso substituem o endereço ou identificador necessário para um determinado tipo de terminal. Isso elimina a necessidade de configurar uma ID do terminal (GPID ou LU) para cada um dos clientes. Você pode usar o ID Manager (Gerenciador de ID) com sessões de emulação de terminal 3270 e 5250.

Quando uma sessão for configurada para usar o ID Manager (Gerenciador de ID), o Extra! obtém uma ID um pouco antes da sessão se conectar e permanece com a mesma ID durante a sessão. Quando a sessão desconecta, a ID retorna ao seu grupo. Pode ser usada uma ID diferente da vez seguinte que a sessão conecta.

Para configurar o ID Management (Gerenciamento de ID) para uma instalação

Use a opção instalação personalizada para configurar a URL do servidor do ID Manager (Gerenciador de ID) e critérios de seleção para a implantação do Extra!. Se você ignorar esta etapa, você terá que configurar essas configurações em cada sessão 3270 ou 5250 do Extra! que utilize o ID Management (Gerenciamento de ID). (Consulte o seguinte procedimento.)

Após o Extra! ter sido instalado, use um dos seguintes procedimentos para ativar o ID Management (Gerenciamento de ID) para cada sessão.

Para ativar o ID Management (Gerenciamento de ID) em uma sessão

  1. No Extra!, execute uma das seguintes opções:

    • Em uma nova sessão, selecione Arquivo > Novo e, no assistente, selecione o host, sessão e os tipos de conexão. Ao acessar a tela com várias guias, clique na guia Avançado.

    • Em uma sessão existente, selecione Opções > Configurações e, à esquerda, selecione Conexão e a seguir clique na guia Avançado.

  2. Na guia Avançado, marque a caixa de seleção Use ID Management (Usar Gerenciamento de ID).

  3. Se o Gerenciamento de ID não foi configurado para a instalação, configure-o para a sessão:

    1. Clicar em Configure ID Management (Configurar Gerenciamento de ID).

    2. Mantenha Use Reflection ID Management Server (Usar Servidor de Gerenciamento de ID do Reflection) selecionado.

    3. Introduza a URL do ID Manager (Gerenciador de ID) na caixa, conforme o seguinte exemplo:

      onde idm normalmente diferencia maiúsculas de minúsculas, mas o server_name não. Se você usar as portas padrão (80 para http e 443 para https), os dois pontos e o número da porta não são necessários. Peça ao administrador de sistema para fornecer-lhe a URL para o Servidor de Gerenciamento de ID.

      http[s]://<nome_servidor>[:port]/idm
    4. Em Obtain ID using (Obter ID usando), selecione apenas os atributos de que o servidor necessita. Se selecionar Nome do Pool, insira o nome do grupo de ID.

    5. Clique em Testar para verificar se um ID pode ser obtido do servidor de ID com as configurações atuais.

    6. Clique em OK para salvar as alterações.

  4. Conclua a criação da sessão.