Attachmate EXTRA! X-treme Versão 9, Service Pack 1 Notas de versão Outubro de 2007 |
© 2006-2007 Attachmate Corporation. Todos os direitos reservados.
Este arquivo contém as informações mais recentes sobre esta versão do Attachmate EXTRA! X-treme. O EXTRA! X-treme oferece acesso ao mainframe IBM, AS/400, VAX/VMS, UNIX ou outros aplicativos host assíncronos. Com o EXTRA! X-treme, os usuários poderão executar aplicativos do host, transferir arquivos e integrar dados do host a outros aplicativos Windows.
Para obter informações adicionais sobre o EXTRA! X-treme v. 9.0, SP1, visite nosso site de suporte na Web em http://support.attachmate.com.
Os seguintes aprimoramentos estão incluídos no EXTRA X-treme v. 9.0 SP1.
Uma nova opção de segurança foi adicionada às conexões TN3270 e TN5250. O módulo de segurança Attachmate usa a criptografia validada ao Federal Information Processing Standard (FIPS) 140-2 e os protocolos SSL e TLS padrão do setor para garantir a privacidade e a integridade dos dados.
Para ativar a opção Usar segurança do Attachmate |
---|
|
O suporte ao protocolo IP versão 6 (IPv6) agora está disponível no módulo de segurança da Attachmate.
Para ativar o suporte a IPv6 | ||
---|---|---|
|
Vários aprimoramentos foram feitos no modo como o EXTRA! gerencia certificados digitais para autenticação do cliente.
Cartões inteligentes
A chave particular do usuário deve permanecer protegida pelo PIN no cartão inteligente. O EXTRA! recupera o certificado do Windows e, em seguida, o usuário é solicitado a fornecer um PIN para desbloquear a chave particular no cartão. |
Ative a correspondência de hostspot em estilo IBM adicionando "1" à chave do Registro HKCU\Software\Attachmate\Extra!\IBMHotspots.
Ative os hostspots em estilo IBM adicionando "1" à chave do Registro HKCU\Software\Attachmate\Extra!\3DHotspots.
As sessões TN3270 podem ser configuradas para copiar texto para a área de transferência assim que ele for selecionado na tela.
Para ativar este recurso |
---|
|
Os eventos ExtraGotFocus e ExtraLostFocus foram adicionados à interface COM do EXTRA!. Os eventos COM serão acionados se a tela de sessão do EXTRA! perder ou ganhar o foco.
As interfaces COM do EXTRA! tiverem sido modificadas para fins de compatibilidade retroativa com a versão 8.0. Os aplicativos clientes ActiveX anteriores não precisam ser recriados caso tenham sido desenvolvidos com o EXTRA! v. 8.0 ou v. 8.0 SP1. Os aplicativos clientes compilados com outras versões do EXTRA! devem ser recompilados com a nova biblioteca de tipos do EXTRA! disponível no EXTRA! v. 9.0 SP1.
A definição ShowSplashScreen foi adicionada ao Registro em HKCU\Software\Attachmate\Extra!\WorkStationUser\Preferences.
Na instalação padrão do EXTRA! X-treme v. 9, os diretórios \sessions, \macros e \schemes devem ser instalados nos diretórios \MyDocs ou \All Users. Eles não devem ser instalados no diretório \Arquivos de Programas.
No Windows Vista, se você especificar \Arquivos de Programas como local desses diretórios, o ícone de escudo do UAC aparecerá na parte superior do ícone de atalho do EXTRA! (o E laranja grande), indicando que você precisa de permissões especiais para executar o EXTRA! nesse local.
Agora, a opção de cliente do EXTRA! 6530 oferece maior segurança SSL e balanceamento de carga Telnet para conexões de cliente TN6530 em hosts separados configurados de forma idêntica.
O EXTRA! X-treme v. 9.0 oferece uma vasta gama de aprimoramentos:
Com a certificação do Microsoft Windows Vista, o EXTRA! X-treme passa a oferecer maior segurança, compatibilidade com as plataformas de próxima geração (incluindo as de 64 bits), experiências de instalação mais bem-sucedidas e aplicativos mais estáveis.
O módulo Crypto incluído no cliente do Reflection Secure FTP atende aos mais rigorosos requisitos de segurança FIPS140-2, permitindo transferências de arquivos criptografados por meio de protocolos SSL/TLS ou SSH padrões de indústria.
A autenticação do teclado interativo SSH auxilia o administrador na implementação de requisitos de segurança ainda mais rigorosos para sessões do host VT, evitando que o usuário salve senhas em sua máquina, e exigindo que os usuários digitem uma senha ao tentarem se conectar a um host UNIX.
Para os aplicativos Telnet, agora será possível fazer do EXTRA! o seu navegador padrão.
Quando essa opção estiver selecionada, e você inadvertidamente digitar em um campo protegido, o EXTRA! automaticamente irá promover a reinicialização do teclado, movendo o cursor para o próximo campo desprotegido, quando então você poderá inserir o texto.
Utilize o teclado para alternar o foco entre uma sessão do EXTRA! e o Painel de produtividade.
Para sessões 3270, é possível agora permitir a funcionalidade de quebra de palavra dentro de um campo não protegido de múltiplas linhas.
As seguintes funções EHLLAPI foram implementadas:
80 | Notificação de início das comunicações | |
81 | Evento de consulta às comunicações | |
82 | Notificação de interrupção das comunicações | |
Para maiores informações sobre EHLLAPI, consulte a documentação SDK da IBM . |
Para conhecer os requisitos do sistema e obter informações sobre a instalação, consulte o Guia de noções básicas no CD do EXTRA! X-treme.
Instalações sobre versões anteriores e testes
O EXTRA! X-treme v. 9 pode ser instalado sobre o EXTRA! Enterprise v. 7.11 e o EXTRA! X-treme v. 8.0 e 8.0 com SP1. Foram realizados os testes mínimos no EXTRA! X-treme v. 9 sobre instalações de versões anteriores do EXTRA!.
Sistemas operacionais suportados
Atualmente, a Attachmate oferece suporte para EXTRA! X-treme v. 9 nos seguintes sistemas operacionais:Sistemas operacionais Microsoft não suportados pela própria não têm suporte da Attachmate.
Instalação do Assistente de instalação personalizada
O Assistente de instalação personalizada pode ser instalado simplesmente copiando-se o arquivo CustomInstallationWizard.exe da pasta Ferramentas do CD do EXTRA! para o disco rígido do administrador.
Opção de instalação não suportada
Embora seja possível selecionar a opção Este recurso será instalado quando necessário durante uma instalação personalizada, a opção não é suportada nesta versão do EXTRA! X-treme.
Reinicialização recomendada após a desinstalação
Para excluir arquivos que possam estar sendo usados, a Attachmate recomenda reinicializar o computador após a desinstalação do produto.
FAT16 não suportado
Antes de instalar o EXTRA! X-treme v. 9 no Windows 2000, verifique se o Windows está usando o sistema de arquivos FAT32 ou NTFS o FAT16 não é suportado pelo EXTRA! X-treme v. 9.
Tandem 6530 Client Option
Ao usar uma Política de grupo para publicar o EXTRA! X-treme para os usuários, é necessário instalar o EXTRA! X-treme antes do EXTRA! 6530 Client Option.
Quando instalamos o EXTRA! X-treme v. 9 sobre o EXTRA! Enterprise v. 8 com o EXTRA! 6530 Client Option v. 8 instalado, esta é removido. Para permitir conectividade Tandem, é necessário instalar o EXTRA! 6530 Client Option v. 9 depois de instalar o EXTRA! X-treme v. 9. Entre em contato com seu representante de vendas Attachmate para obter informações sobre o EXTRA! 6530 Client Option v. 9.
Suporte para FTP no Tandem
Instale o FTP durante a instalação do EXTRA! X-treme se quiser suporte para FTP no Tandem. (o FTP é instalado por padrão.)
Driver DLC para instalação do Windows XP
Embora o driver DLC da Attachmate para Windows XP não tenha o logotipo "Designed for Windows XP", ele foi testado extensivamente na plataforma Windows e funciona excepcionalmente bem.
O driver DLC não pode ser instalado no Windows Vista. |
Em computadores com Windows XP, o driver DLC é instalado na instalação Típica do EXTRA! X-treme. No entanto, você pode instalar o driver manualmente em um computador com Windows XP. Para isso, siga o procedimento abaixo.
Para instalar manualmente o driver DLC para Modo de Exibição Clássico do Windows XP |
---|
|
Para instalar manualmente o driver DLC para Modo de Exibição Normal do Windows XP |
---|
|
Perfis móveis
Não há suporte para perfis móveis entre sistemas operacionais diferentes.
Stream Fetches em um AS/400 via 802.2
A IBM eliminou o suporte para buscas de fluxo por meio de 802.2 no OS/400 V5R2 e posteriores, o que causa falha na navegação de um AS/400 usando-se a Transferência de Arquivos 5250 via 802.2. A Attachmate recomenda que você altere o método de transferência de arquivos de 802.2 para TCP/IP. Se não for possível alterar o método de transferência de arquivos, visite nosso site de suporte na Web: http://supportweb.attachmate.com.
SSL (128 bits)
A criptografia ocorre somente se o sistema remoto também suporta SSL (Secure Sockets Layer) no TN3270 e TN5250. É necessário ter um host ou gateway protegido.
Responder (somente para sessões assíncronas)
Na página Configurações - página Geral de Responder, às vezes é possível incluir o caractere de chave esquerda ("{") como parte da cadeia de resposta.
Para usar o caractere chave esquerda |
---|
|
TN3270 por meio de um firewall
Se estiver usando TN3270 por meio de um firewall, você precisará editar a seção [Connection] do arquivo .EDP de forma que NoEcho=YES.
Para usar TN3270 por meio de um firewall |
---|
|
Conexão com o host usando o Microsoft SNA Server
O EXTRA! X-treme permite acesso aos aplicativos e recursos de mainframe AS/400 do host por meio de um Microsoft SNA Server. Se você precisar do software cliente do Microsoft SNA Server, poderá obtê-lo no CD de instalação do Microsoft SNA Server ou Host Integration Server, ou diretamente com a Microsoft. Recomendamos que o software cliente corresponda à versão do SNA Server ou Host Integration Server instalado e que seja obtida e instalada nos clientes a cópia mais atualizada.
O software cliente SNA Server não é obrigatório para conexões TN3270 ou TN5250 com um Microsoft SNA Server. Entre em contato com a Microsoft para obter uma "Licença de acesso de cliente" do Microsoft SNA Server e garantir que o software cliente esteja licenciado adequadamente para acessar recursos por meio do Microsoft SNA Server.
|
Limitações de conectividade do AS/400 APPN Node
Somente um tipo de conexão é permitido para cada host. No entanto, pode-se configurar vários tipos de conexões, desde que o nome do host seja diferente. Por exemplo: é feita uma conexão 802.2 para XYZ400 e, depois, uma conexão MPTN para XYZ400. Será usado o último tipo conectado a XYZ400 (neste caso, MPTN).
Além disso, a conexão atribuída a cada host pode ser direta ou indireta, mas nunca ambas. Por exemplo, é feita uma conexão 802.2 para XYZ400 e, depois, uma segunda conexão 802.2 para XYZ400 por meio de UVW400. Será usada a última definição configurada para XYZ400 (neste caso, XYZ400 por meio de UVW400).
Quando as Configurações Regionais do Windows utilizam vírgula como separadores
Quando as Configurações Regionais do Windows utilizam vírgula como separadores, e não separadores decimais, a seção [Edit Scheme] do arquivo .EDP DisableCSVCommaDelimiters precisa ser configurada como TRUE para que as vírgulas funcionem corretamente.
Para usar vírgula como separadores nas Configurações Regionais do Windows |
---|
|
Utilização de fontes de varredura e drivers de vídeo não-Microsoft
A utilização de fontes de varredura com um driver de vídeo não-Microsft pode resultar em um erro GPF. Este erro ocorre com mais freqüência quando usamos o IntelliMouse para ampliar ou reduzir o zoom de uma sessão.
Autenticação do host para SSH
Por padrão, a opção Autenticação do host para SSH funciona somente quando o servidor SSH está configurado para usar chaves DSA e, se você se conectar ao servidor com seu cliente, um DSA de impressão digital será colocado automaticamente no PC cliente. Mas se o servidor SSH estiver configurado para usar somente chaves RSA, a conexão falhará e ocorrerá um erro no Registro de status:
"EXTRA!SSH: No Host Key Alg" (orithm) "
Para permitir a geração de chaves RSA com o SSH, você precisa adicionar uma cadeia "use_SSH2_RSA" com um valor "Y" no registro em HKEY_CURRENT_USER\Software\Attachmate\EXTRA!\WorkStationUser\Preferences.
Como tornar o processamento de novas linhas configurável com o ByPass WinGDI
Se você selecionou a opção de sistema de impressão Desviar do sistema de impressão do GDI do Windows, para que a impressão em arquivo seja feita no Modo de saída sem formatação, você poderá tornar o processamento de novas linhas configurável editando o arquivo .EPP.
Para tornar configurável o processamento de novas linhas quando a opção Desviar do GDI do Windows estiver selecionada | ||
---|---|---|
|
Envio de comandos específicos de impressora antes e depois de um trabalho de impressão
Para definir valores para AtStartDoc e AtEndDoc para permitir que comandos específicos de impressora sejam enviados antes e depois do trabalho de impressão |
---|
|
|
Visualização de transferência de arquivo
Para códigos de página de PC diferentes de 1252, você deve certificar-se de que o aplicativo usado para visualizar arquivos transferidos esteja configurado para o subconjunto correto da fonte desejada. Por exemplo, o código de página de PC 1250, que representa Checo e Croata, deve usar a fonte Attachmate (Europa Central). (Lucida for Attachmate é padrão para o subconjunto ocidental.) (Lucida for Attachmate é padrão para o subconjunto ocidental.)
Transferência de arquivos 5250
A utilização de transferência de arquivo no AS/400 com o NetWare para SAA através de TCP/IP pode causar o travamento do PC em algumas situações. Para resolver esse problema, você deve alterar o tamanho de buffer no registro.
Para alterar a entrada do registro DBServer |
---|
|
Problemas de formato de transferência de arquivos em lotes
Compartilhamento de espaço de apresentação
As especificações IBM EHLLAPI e WOSA WinHLLAPI identificam um conjunto de parâmetros de sessão que determinam como, ou se, o espaço de apresentação de um aplicativo HLLAPI atualmente conectado é compartilhado. O compartilhamento de espaço de apresentação ainda não foi implementado em HLLAPI de transporte avançado, portanto múltiplos aplicativos HLLAPI terão permissão para conectar com uma sessão de host único ao mesmo tempo. Com HLLAPI de transporte padrão, em que o compartilhamento de espaço de apresentação FOI implementado adequadamente, somente um aplicativo HLLAPI tem permissão para conectar com uma sessão do host de cada vez, a menos que um parâmetro de sessão apropriado tenha sido definido nos aplicativos HLLAPI utilizando a função 9, Set Session Parameters (Definir parâmetros da sessão). Um segundo aplicativo que tente conectar com uma sessão já em utilização por outro aplicativo HLLAPI receberá um código de retorno de 11 na chamada para ConnectPS (Função 1).
Função Reiniciar sistema
Os programas HLLAPI devem usar a Função reiniciar sistema (21) em suas rotinas de descarga para permitir que o EXTRA! X-treme 2000 desfaça corretamente o registro de HLLAPI e dos recursos OLE relacionados após a descarga. Se Reiniciar sistema não estiver em uso, alguns recursos poderão persistir na memória depois de fechado o EXTRA! X-treme.
Sessões abertas como visíveis
No myEXTRA! Enterprise v. 7.11 e versões anteriores, uma sessão do host aberta por chamada OLE Automation Open não é visível durante a abertura. Na EXTRA! X-treme v. 8.0, a sessão é visível quando OLE Open é usado. No EXTRA! X-treme v. 9.0, este comportamento foi atualizado para ficar consistente com o 7.11 — a chamada OLE Open não abre uma sessão visível.
Registro de macros em hosts assíncronos
O registrador de macros insere automaticamente declarações WaitHostQuiet após cada operação SendKeys. Para hosts assíncronos, o tempo de espera padrão pode ser muito longo. Isso pode ser facilmente modificado. Por exemplo, para aguardar apenas dois segundos (em vez dos cinco segundos padrão), altere todas as declarações WaitHostQuiet para aguardar um valor de período de espera específico definido pelo usuário e defina esse valor no início da macro. Depois, quando desejar alterar o valor do tempo de espera, basta fazer a alteração em um único lugar.
Por exemplo:
WaitValue = 2000 | 'define isso uma vez no início da macro |
... | |
... | |
WaitHostQuiet(WaitValue) | 'altera cada declaração WaitHostQuiet para aguardar pela hora definida por este usuário. |
Macros Basic do EXTRA!
Todas as macros Basic do EXTRA! de todos os clientes são executadas em um único encadeamento. Assim, quando uma macro de cliente exibe uma caixa de diálogo, todas as outras macros ficam temporariamente suspensas.
Conversão de Macros e Sessões KEA!
Você pode converter macros e sessões KEA! usando o Assistente de migração conforme descrito no procedimento a seguir.
Para converter macros e sessões KEA! para o EXTRA! |
---|
|
Utilização dos botões de minimização e maximização com macros
Quando um documento com macro é maximizado no editor de macros, os controles de minimizar/maximizar/fechar da barra de título da macro desaparecem. Para anular a maximização do documento com macro, você deverá escolher Lado a lado ou Em cascata no menu Janela.
Transferência de arquivos para computadores que executam o Windows XP com Service Pack 2
A Microsoft está modificando suas configurações padrão de segurança com o Windows XP Service Pack 2 para reforçar a segurança de desktops. Como o Microsoft Internet Connection Firewall (ICF) será habilitado por padrão, se estiver usando FTP no EXTRA! para transferir um arquivo a um computador remoto que tenha o Windows XP SP2 instalado, é possível que o EXTRA! não consiga estabelecer uma sessão Telnet com o host remoto. Para resolver esse problema, abra manualmente a porta 23 do Telnet Server no computador remoto. Para obter mais informações, visite www.microsoft.com/security/protect/ports.asp.
Usando a Ajuda
O Microsoft Vista não inclui o software necessário para a visualização da Ajuda a partir da interface do EXTRA! Para usar a Ajuda, será necessário fazer o download do software de Ajuda do site da Microsoft. A Ajuda continuará a funcionar normalmente no Windows XP e no Windows 2000.
Execução de várias sessões em um portal
A execução de várias sessões em um portal não é suportada quando a opção Várias instâncias de uma sessão está selecionada em Preferências globais.
Proteção de senhas
Embora a opção global Definir caixa de senha de macro esteja disponível para todos os tipos de host, ela é aplicada somente às sessões IBM Mainframe, sendo ignorada em todas as outras sessões.
Dicas para se trabalhar com gráficos
A escolha da melhor combinação depende do modelo gráfico utilizado pela sessão e do tipo de monitor do PC.
Para visualizar o gráfico na área de transferência |
---|
|
Para imprimir um gráfico ou o conteúdo exibido na sessão do EXTRA! X-treme |
---|
|
Para recortar ou copiar uma seleção de gráfico quando um cursor de gráfico é exibido |
---|
|
Execução de um programa gráfico com TN3270
Ao executar um programa gráfico com TN3270, é necessário modificar o arquivo SESSION.EDP.
Para editar o arquivo SESSION.EDP para executar um programa gráfico com TN3270 |
---|
|
Uso de gráficos do host SAS em uma sessão do EXTRA! X-treme
Devido às complexidades envolvidas na exibição dos gráficos do host SAS em um ambiente gráfico do Windows, é preciso trabalhar com as diversas opções gráficas disponíveis no EXTRA! para obter os melhores resultados ao exibir sua sessão.
Para alterar as definições do EXTRA! X-treme para SAS | ||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Para editar o arquivo SESSION.EDP para habilitar a opção Cache de gráficos |
---|
|
Edição de imagens em uma sessão assíncrona
Embora você possa imprimir imagens gráficas diretamente do EXTRA! em sessões assíncronas, para copiar e colar imagens gráficas, você deve selecionar o método Bitmap de Armazenamento de reserva.
Teclados de 101 teclas para PC e suporte ao Windows Terminal Server
Em um teclado de 101 teclas para PC, a função Limpar para uma sessão 3270 é normalmente mapeada para a tecla PAUSE do PC. Entretanto, as sessões 3270 do EXTRA! X-treme que são executadas a partir de um servidor de terminal Windows não conseguem utilizar a tecla PAUSE para chamar a função Limpar.
Para usar a função Limpar |
---|
|
Remapeamento de teclas para usuários do AS/400 Citrix
O mapeamento padrão da combinação de teclas CTRL + SINAL DE ADIÇÃO (+) entra em conflito com o mapeamento padrão do Citrix. Existem, contudo, duas soluções possíveis: Os usuários do Citrix podem remapear a tecla no Citrix; ou remapeá-la usando o remapeador de teclado da Attachmate.
Em algumas situações, as definições do Painel de controles do mouse sobrepõem-se às definições de mapeamento do mouse do EXTRA! X-treme para uma roda do mouse ou botão intermediário do mouse.
Se seu mouse possui um botão intermediário
Antes de mapear o botão intermediário do mouse no EXTRA! X-treme, você deve primeiro acessar o Painel de controle do Windows e definir a ação do botão intermediário como Botão intermediário. Se o botão intermediário for definido para qualquer outra ação (como Rolagem automática) no Painel de controles do mouse, o botão intermediário executará essa ação em vez da ação que você atribuir no EXTRA! X-treme.
Se seu mouse possui uma roda
Se a roda do mouse for definida para a configuração padrão do sistema (geralmente Rolagem automática), ela executará a ação padrão bem como a ação que você definir para ela no EXTRA! X-treme. Se você usar o painel de controle para configurar a roda do mouse com uma definição diferente da configuração padrão, a ação do EXTRA! X-treme que você atribuir ao botão de roda será ignorada.
Marca-páginas e páginas registradas
Você pode ativar ou desativar o recurso Sempre visível na janela Bookmarks and Recorded Pages (Marca-páginas e páginas registradas), digitando ALT+ v. Essa combinação de teclas desempenha a mesma ação que a de clicar o botão "pushpin" (alfinete) na janela Bookmarks and Recorded Pages. Quando Sempre visível estiver ativado, a janela Bookmarks and Recorded Pages permanece visível, mesmo após a seleção de um marca-página ou de uma página.