Attachmate EXTRA! X-treme
Versão 8


Notas de Versão
Julho de 2004

Introdução

Este arquivo contém as informações mais recentes sobre esta versão do Attachmate EXTRA! X-treme. O EXTRA! X-treme fornece acesso ao mainframe IBM, AS/400, VAX/VMS, UNIX, ou outros aplicativos host assíncronos. Uso do EXTRA! X-treme. Os usuários podem executar aplicativos do host, transferir arquivos e integrar dados do host a outros aplicativos Windows.


O que há de novo nesta versão

Com esta versão, o EXTRA! X-treme torna-se mais parecido com os aplicativos Windows que você utiliza diariamente, como o navegador e aplicativos do Office. Ele fornece também recursos poderosos de personalização para o modo como os usuários acessarão os aplicativos e as sessões que você configurou para eles.

Recursos avançados de produtividade

A nova versão conta com uma série de novas melhorias para aumentar a produtividade do usuário final, como Verificação ortográfica, Preenchimento automático e Expansão automática. Esses recursos aumentam a precisão e a eficiência para usuários que trabalham com aplicativos do host. A interface de usuário agora inclui um conveniente bloco de notas para se fazer anotações e uma lista de Histórico que mostra as telas do host recentemente acessadas.

Assistente de instalação personalizada

Esse novo utilitário orienta o administrador pelo processo de criação de instalações personalizadas do EXTRA! X-treme para atender a necessidades específicas de usuários finais ou grupos de usuários finais. Por exemplo, você pode poupar os usuários finais das complexidades de instalação do EXTRA! X-treme criando uma instalação personalizada que insira automaticamente o código de acesso necessário para instalar o produto, bem como modificar o local de instalação para que os usuários não precisem fazê-lo. Além disso, você pode adicionar arquivos de configuração do EXTRA! X-treme (sessões, impressoras, etc.) na instalação personalizada que conectem os usuários finais a seus aplicativos de host.

Integração de sessões do EXTRA! com portais e outras páginas de Web

Você pode integrar sessões do EXTRA! X-treme com portais e outras páginas de Web para que os computadores que tenham o EXTRA! X-treme instalado possam acessar as sessões do host em um ambiente com base na Web. As sessões podem ser configuradas para carregar na janela do navegador ou como uma janela separada de aplicativo. Scripts personalizados integram-se totalmente à sessão, permitindo ao usuário interagir com a sessão programaticamente.

Para obter mais informações sobre suporte a portais, consulte o guia de EXTRA! Mainframe Server Edition no CD, EXTRA! Emulação (\documentation\guide_ems\productguide.htm).

ID Manager para TN3270 e TN5250

Quando usado com os componentes baseados em servidor do EXTRA!, o ID Manager permite ao administrador gerenciar de um único ponto o acesso aos recursos do host (sessões de terminal e impressora), bem como designar dinamicamente esses recursos com base no nome de um usuário, nome DNS, endereço IP ou grupo de endereços.

Localizações personalizadas de dados de usuários

Pode ser especificado um diretório personalizado para dados de usuários através da interface de usuário do utilitário instalador e no arquivo MSI. Esses valores podem ser definidos para instalações automáticas e pela linha de comando.

Distribuição de arquivos executáveis via MCS

Usando o Gerenciador de distribuição no MCS, o administrador do EXTRA! X-treme agora pode distribuir qualquer arquivo executável — ele (ela) não está mais limitado à distribuição de instalações e correções do EXTRA!.

Java FTP autônomo

Você pode habilitar a criptografia com base em SSL/TLS para o fluxo de dados de FTP do componente Attachmate FTP File Transfer para servidores de FTP que suportem SSL/TLS, como sistemas mainframe e AS/400.

Suporte de certificado SSL no lado do cliente

A autenticação de cliente com certificados é agora suportada.

Cartão inteligente/Login único para o TN3270

O login único através do TN3270 ELF (Express Logon Feature) com cartão inteligente permite que os usuários façam automaticamente o login em sessões do host com segurança utilizando soluções de cartão inteligente padrão de mercado para simplificar a autenticação de usuários e impedir o acesso não autorizado a senhas pela rede.

Suporte ao Windows 2003 Server e ao Terminal Services

O Attachmate EXTRA! X-treme agora suporta o sistema operacional Windows Server 2003 e o Terminal Services do Windows Server 2003.

CD complementar de suporte ao Tandem 6530

Adquirido separadamente, o CD complementar do EXTRA! X-treme instala o suporte ao Tandem 6530 permitindo que o EXTRA! X-treme emule terminais Tandem 6530, fornecendo conexões a sistemas de mainframe Tandem.

Recurso Desfazer para sessões 3270 e 5250

O EXTRA! X-treme agora suporta o comando Desfazer para edições em uma sessão de monitor.

Mostrar nome do host no ícone da barra de tarefas quando a sessão é minimizada

O EXTRA! X-treme agora mostra o nome de host de todos os tipos e conectividades de host na barra de tarefas para facilitar o reconhecimento.

Quebra de palavra na entrada de dados

Esse recurso permite a quebra normal de palavras em um campo de várias linhas para as sessões 3270. A função é habilitada/desabilitada pressionando-se as teclas CTRL + SETA PARA BAIXO, e pode ser habilitada por padrão na inicialização configurando-se o parâmetro WordWrapEnable=True na seção Terminal do arquivo .EDP. Quando a função está habilitada, é exibido um "W" na linha de status da sessão (OIA).


Notas de instalação

Para obter os requisitos de sistema e informações de instalação, consulte o Guia de noções básicas no CD do EXTRA! X-treme.

A instalação do EXTRA! no Windows NT 4 requer o Internet Explorer 4.01 ou posterior

Para instalar o EXTRA! no Windows NT 4.0, o Internet Explorer 4.01, ou posterior, já deve estar instalado ou o instalador resultará em erro e o EXTRA! não será instalado.

Opção de instalação não suportada

Embora você possa selecionar a opção Este recurso será instalado quando necessário durante uma instalação personalizada, a opção não é suportada nesta versão do EXTRA! X-treme.

Reinicialização recomendada após a desinstalação

Para excluir arquivos que possam estar em uso, a Attachmate recomenda a reinicialização do computador após a desinstalação do produto.

FAT16 não suportado

Antes de instalar o EXTRA! X-treme v. 8 no Windows 2000 ou Windows NT 4.0, certifique-se de que o Windows esteja usando o sistema de arquivos FAT32 ou NTFS — o FAT16 não é suportado pelo EXTRA! X-treme v. 8.

Opção de cliente Tandem 6530

Quando usar a Política de grupo para publicar o EXTRA! X-treme para usuários, o EXTRA! X-treme deve estar instalado antes de o EXTRA! 6530 Client Option poder ser instalado.

Ao instalar o EXTRA! X-treme v. 8. sobre o myEXTRA! Enterprise v. 7.11 com o myEXTRA! 6530 Client Option v. 7.11 instalado, você deve instalar o EXTRA! 6530 Client Option v. 8 para habilitar a conectividade Tandem. Consulte seu representante de vendas Attachmate para obter informações sobre o EXTRA! 6530 Client Option v. 8.

Suporte para FTP no Tandem

Você deve instalar o FTP durante a instalação do EXTRA! X-treme se desejar suporte para FTP no Tandem. (o FTP é instalado por padrão.)

Driver DLC para instalação do Windows XP

Embora o driver DLC da Attachmate para Windows XP não tenha o logotipo "Designed for Windows XP", ele foi testado extensivamente na plataforma Windows e funciona excepcionalmente bem.

Em computadores que executam o Windows XP, driver DLC é instalado como parte de uma instalação Típica do EXTRA! X-treme. Contudo, se desejar instalar esse driver manualmente em um computador Windows XP, você poderá fazer o seguinte.

Para instalar manualmente o driver DLC para Windows XP, Classic View
  1. No menu Iniciar, selecione Configurações e selecione Conexões de rede.

  2. Clique com o botão direito do mouse na Conexão de área local na qual deseja adicionar o protocolo e selecione Propriedades.

  3. Selecione Instalar.

  4. Selecione Protocolo e, em seguida, clique no botão Adicionar.

  5. Se o protocolo DLC da Attachmate foi instalado anteriormente, ele aparecerá na caixa de diálogo e você poderá selecionar sua reinstalação.

    -ou-

    Clique no botão Com disco, insira o CD do EXTRA! X-treme e navegue até o seguinte diretório:

    \EXTRA!\arquivos de programas\Attachmate\EXTRA!\

    Agora, é possível selecionar o protocolo DLC da Attachmate para ser instalado.

  6. Se for exibido um diálogo solicitando o local do ATMDLC.SYS, navegue até o diretório identificado na etapa 5 e selecione-o.

    Agora, o driver deve estar instalado, habilitado e pronto para a utilização.

Para instalar manualmente o driver DLC para Windows XP, Normal View
  1. No menu Iniciar, selecione Painel de controle e selecione Conexões de rede.

  2. Clique com o botão direito do mouse na Conexão de área local na qual deseja adicionar o protocolo e selecione Propriedades.

  3. Selecione Instalar.

  4. Selecione Protocolo e, em seguida, clique no botão Adicionar.

  5. Se o protocolo DLC da Attachmate foi instalado anteriormente, ele aparecerá na caixa de diálogo e você poderá selecionar sua reinstalação.

    -ou-

    Clique no botão Com disco, insira o CD do EXTRA! X-treme e navegue até o seguinte diretório:

    \EXTRA!\arquivos de programas\Attachmate\EXTRA!\

    Agora, é possível selecionar o protocolo DLC da Attachmate para ser instalado.

  6. Se for exibido um diálogo solicitando o local do ATMDLC.SYS, navegue até o diretório identificado na etapa 5 e selecione-o.

    Agora, o driver deve estar instalado, habilitado e pronto para a utilização.

Instalações sobre versões anteriores e testes

O EXTRA! X-treme v. 8 suporta instalações sobre versões já instaladas no EPC v. 6.4 e posteriores. Foram realizados os testes mínimos no EXTRA! X-treme v. 8 de instalações sobre versões já instaladas no EPC v. 6.7 e anteriores.

Sistemas operacionais suportados

A partir desta versão, a Attachmate oferece suporte do EXTRA! X-treme v. 8 para:

Foram realizados os testes mínimos no EXTRA! X-treme v. 8 para Windows 95 OSR2. A Attachmate não oferece suporte para nenhum sistema operacional da Microsoft que não seja mais suportado pela própria Microsoft.

Nota A Microsoft está em fase de conclusão do suporte para Windows 98 e NT.

Problemas conhecidos

Transferência de arquivos para computadores que executam o Windows XP com Service Pack 2

A Microsoft está modificando suas configurações padrão de segurança com o Windows XP Service Pack 2 para reforçar a segurança de desktops. Como o Microsoft Internet Connection Firewall (ICF) será habilitado por padrão, se estiver usando FTP no EXTRA! para transferir um arquivo a um computador remoto que tenha o Windows XP SP2 instalado, é possível que o EXTRA! não consiga estabelecer uma sessão Telnet com o host remoto. Para resolver esse problema, abra manualmente a porta 23 do Telnet Server no computador remoto. Para obter mais informações, visite www.microsoft.com/security/protect/ports.asp.

Erro ActiveX durante desinstalações na página Produtos & atualizações

Quando desinstalar produtos usando a página Produtos & atualizações, pode ocorrer um erro informando que um controle ActiveX nessa página não é seguro. Depois de exibir esse erro, a página Produtos & atualizações exibe "Desconhecido" como status de instalação e não permite outras instalações.

Para continuar a desinstalação ou a instalação de produtos pela página Produtos & atualizações
  • Feche e abra novamente o Internet Explorer.

    A página exibirá corretamente o status dos componentes e lhe permitirá instalar ou desinstalar produtos e atualizações.

Configuração de sessões para usar a implementação Microsoft do SSL no Windows NT 4

O EXTRA! oferece duas opções para proteger configurações de sessões com SSL: uma implementação da Attachmate e uma implementação da Microsoft. Se você pretende usar a implementação da Microsoft e estiver executando o EXTRA! no Windows NT 4, siga o procedimento abaixo.

Para configurar o Microsoft SSL no Windows NT 4
  1. Instale o suporte Active Directory para NT.

    Esse arquivo pode ser encontrado no CD do Windows 2000 Server ou você pode fazer o download no site da Microsoft na Web.

  2. Faça o download e instale os componentes básicos de cartão inteligente Win32 (Win32 Smart Card Base Components) da Microsoft.

    Esses componentes podem ser obtidos no site da Microsoft na Web.

  3. Na seguinte entrada do registro:

    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders Value: SecurityProviders: REG_SZ

    certifique-se de que a cadeia inclua a relação schannel.dll.

    A cadeia também pode mostrar outros nomes de arquivos. Se não se encontrar na lista, adicione schannel.dll manualmente.

  4. Certifique de que você tenha instalado o Windows NT 4 Service Pack 4 ou posterior.

  5. Certifique-se de que os dois arquivos abaixo estejam em seu computador:

    Neste diretório
    Certifique-se de esse arquivo esteja presente
    EXTRA! install atmssl.dll
    windows/system32 winscard.dll
  6. Reinicie o computador.

Perfis móveis

Não há suporte para perfis móveis entre sistemas operacionais diferentes.

Execução de várias sessões em um portal

A execução de várias sessões em um portal não é suportada quando a opção Várias instâncias de uma sessão está selecionada em Preferências globais.

Stream Fetches em um AS/400 via 802.2

A IBM eliminou o suporte para busca/recuperação de fluxo pelo 802.2 no OS/400 V5R2 e posteriores, o que causa a falha de navegação de um AS/400 usando-se a transferência de arquivos 5250 via 802.2. A Attachmate recomenda que você altere o método de transferência de arquivos de 802.2 para TCP/IP. Se não conseguir alterar o método de transferência de arquivos, entre em contato com o Suporte da Attachmate em http://www.supportweb.attachmate.com.

SSL (128 bits)

A criptografia ocorre somente se o sistema remoto também suporta SSL (Secure Sockets Layer) no TN3270 e TN5250. Você deve ter um host protegido ou gateway, como o Attachmate SNA Gateway.

Responder (somente para sessões assíncronas)

Na caixa de diálogo Definições - página Geral do monitor em Responder, às vezes é possível incluir o caractere chave esquerda ("{") como parte da seqüência de resposta.

Para usar o caractere chave esquerda
  • Quando digitar na caixa de diálogo, delimite o caractere chave esquerda por aspas para exibi-lo, como segue:

    "{"

    A cadeia será exibida conforme digitada. Entretanto, somente o caractere chave esquerda será enviado para o host.

TN3270 através de um firewall

Se você estiver usando TN3270 através de um firewall, precisará editar a seção [Connection] do arquivo .EDP para que NoEcho=YES.

Para usar TN3270 através de um firewall
  1. Utilizando um editor de texto, abra o arquivo SESSION.EDP, localizado no subdiretório Sessions em que o produto foi instalado. Por exemplo:

    C:\MEUS DOCUMENTOS\EXTRA!\HOSTA.EDP

  2. Com o arquivo aberto, na seção [Connection], altere a definição NoEcho de NO para YES.

Conexão com o host usando o Microsoft SNA Server

O EXTRA! X-treme permite acesso aos aplicativos e recursos de mainframe e AS/400 do host através de um Microsoft SNA Server. Se precisar do software de cliente do Microsoft SNA Server, localize-o no CD2 ou faça o download gratuito no site da Microsoft na Web.

O cliente não é necessário para conexões TN3270 ou TN5250 com um Microsoft SNA Server. Contate a Microsoft para obter uma "Client Acess License" (Licença de acesso a cliente) do Microsoft SNA Server, a fim de assegurar que o software cliente esteja corretamente licenciado para acessar recursos através do Microsoft SNA Server.

Nota
  • A versão Windows NT do cliente Microsoft SNA Server não é suportada.

  • A versão Windows 98 do software de cliente é suportada e pode ser instalada no Windows NT 4.0, Windows 2000 e Windows XP.

Limitações de conectividade do AS/400 APPN Node

Somente um tipo de conexão é permitido para um host específico. Contudo, você pode configurar vários tipos de conexão, desde que o nome do host seja diferente. Por exemplo, uma conexão 802.2 é feita para XYZ400 e, em seguida, uma conexão MPTN para XYZ400. O último tipo conectado com XYZ400 será utilizado (neste caso, MPTN).

Além disso, a conexão com um determinado host pode ser uma conexão direta ou uma conexão de passagem, mas não ambas. Por exemplo, uma conexão 802.2 é feita para XYZ400 e, em seguida, uma segunda conexão 802.2 é feita para XYZ400 via UVW400. A última definição configurada para XYZ400 é utilizada (neste caso, XYZ400 via UVW400).

NiteApps

O Windows 2000 e o Windows XP oferecem vários recursos de gerenciamento de energia. O EXTRA! usa a funcionalidade Gerenciamento avançado de energia respondendo às solicitações de gerenciamento de energia do sistema operacional. O NiteApps pode responder a várias Solicitações de gerenciamento de energia. O NiteApps exibe uma caixa de mensagem perguntando se o computador deve entrar no modo de Gerenciamento de energia.

Se a
resposta for
NiteApps
NÃO Diz ao sistema operacional para não entrar no modo de Espera.
SIM Grava uma mensagem no registro de Auditoria de status indicando que o NiteApps entrou no modo de Espera.
Nota Se houver um esquema/arquivo não gravado, o NiteApps salvará o arquivo com um nome de arquivo padrão. No arquivo NiteApps.ini, localizado na pasta Sessions, há uma entrada de seção e uma entrada de subseção. Você pode escolher uma ação padrão que o NiteApps deverá tomar sempre que ele receber uma consulta do sistema operacional para entrar no modo de ESPERA. Por exemplo, quando Sleep_Prevent=2, o NiteApps sempre perguntará se o sistema operacional deve colocar a máquina no modo de ESPERA.

[Sleep_Options]

Sleep_Prevent=x

Se x =
Então
0 Evita modo de espera do sistema
1 Permite modo de espera do sistema
2 Consulta (pergunta se o sistema operacional deve colocar a máquina em modo de Espera)

Quando as Configurações regionais do Windows utilizam vírgula como separadores

Quando as Configurações regionais do Windows utilizam vírgula como separadores em vez de separadores decimais, a seção [Edit Scheme] do arquivo .EDP, denominada "DisableCSVCommaDelimiters" deve ser definida como TRUE para que as vírgulas funcionem adequadamente.

Para usar vírgula como separadores nas configurações regionais do Windows
  1. Utilizando um editor de texto, abra o arquivo SESSION.EDP, localizado no subdiretório Sessions em que o produto foi instalado. Por exemplo:

    C:\MEUS DOCUMENTOS\EXTRA!\HOSTA.EDP

  2. Com o arquivo aberto, na seção [Edit Scheme], mude a definição DisableCSVDelimiters de FALSE para TRUE.

Utilização de fontes de varredura e drivers de vídeo que não são da Microsoft

A utilização de fontes de varredura com um driver de vídeo que não seja da Microsoft pode resultar em um erro GPF. Esse erro ocorre geralmente quando se utiliza o IntelliMouse para ampliar ou reduzir (mais zoom ou menos zoom) uma sessão.

Remapeamento de teclas para usuários do AS/400 Citrix

O mapeamento padrão da combinação de teclas CTRL + SINAL DE ADIÇÃO (+) entra em conflito com o mapeamento padrão do Citrix. Existem, contudo, duas soluções possíveis: Os usuários do Citrix podem rempear a tecla no Citrix; ou remapeá-la usando o remapeador de teclado da Attachmate.

Atualização da política de grupo

A atualização de uma versão anterior do EXTRA! para a versão mais recente quando se usa a Política de grupo exige algumas etapas adicionais. Depois da atualização, se as listagens na caixa de diálogo Política de grupo, em Tipo de atualização e Atualizando forem Opcional e Nenhuma, então você precisará seguir estas etapas. Depois de terminá-las, quando o usuário fizer o logon, a versão 8 atualizará a versão 7.11.

Para adicionar um novo pacote a uma política de grupo depois da atualização
  1. No menu Política de grupo, selecione Ação, Novo, Pacote.

    Uma caixa de diálogo Arquivo, Abrir será exibida.

  2. Selecione o arquivo MSI correto para a atualização.

    A caixa de diálogo Distribuir software será exibida.

  3. Na caixa de diálogo Distribuir software, selecione a opção Avançado, Publicado ou Atribuído e clique em OK.

    Isso fechará a caixa de diálogo Distribuir software e abrirá a página Propriedades.

  4. Selecione a guia Distribuição.

  5. Selecione Publicado ou Atribuído, como preferir.

  6. Selecione a guia Atualizações.

  7. Clique no botão Adicionar.

    Isso exibirá a caixa de diálogo Adicionar pacote de atualização. A versão anterior não será relacionada em Pacote a atualizar. Use o mouse para selecionar a versão anterior.

  8. Selecione a opção Atualizar o pacote sobre o existente.

    Cuidado para selecionar o botão de rádio correto. Se deixar selecionada a opção padrão Desinstalar o pacote existente e instalar o pacote de atualização, o pacote existente não será atualizado.

  9. Clique em OK.

    Você retornará à guia Atualizações da página Propriedades.

  10. Marque a caixa de seleção Atualização necessária para pacotes existentes.

  11. Clique em OK para sair da página principal Propriedades.

    Para verificar se essas alterações estão corretas, abra a caixa de diálogo Política de grupo. Na coluna Tipo de atualização, Necessária será relacionada para a versão mais recente e na coluna Atualizando, será relacionada a versão anterior.

Autenticação do host para SSH

Por padrão, a opção Autenticação do host para SSH funciona somente quando o servidor SSH está configurado para usar chaves DSA e, se você se conectar ao servidor com seu cliente, um DSA de impressão digital será colocado automaticamente no PC cliente. Mas se o servidor SSH estiver configurado para usar somente chaves RSA, a conexão falhará e ocorrerá um erro no Registro de status:

"EXTRA!SSH: No Host Key Alg" (orithm) "

Para permitir a geração de chaves RSA com o SSH, você precisa adicionar uma cadeia "use_SSH2_RSA" com um valor "Y" no registro em HKEY_CURRENT_USER\Software\Attachmate\EXTRA!\WorkStationUser\Preferences.


Impressão

Como tornar o processamento de novas linhas configurável com o ByPass WinGDI

Se você selecionou a opção de sistema de impressão Desviar do sistema de impressão do GDI do Windows, para que a impressão em arquivo seja feita no Modo de saída sem formatação, você poderá tornar o processamento de novas linhas configurável editando o arquivo .EPP.

Para tornar configurável o processamento de novas linhas quando a opção Desviar do GDI do Windows estiver selecionada
  1. Usando um editor de texto, abra o arquivo SESSION.EPP.

  2. Na seção [Terminal], em qualquer linha, adicione o seguinte texto:

    Convert NLtoLF = 1

  3. Nota Essa configuração funciona apenas no modo Somente texto.

Envio de comandos específicos de impressora antes e depois de um trabalho de impressão

Para definir valores para AtStartDoc e AtEndDoc para permitir que comandos específicos de impressora sejam enviados antes e depois do trabalho de impressão
  1. Crie uma sessão de impressora e salve-a.

  2. Abra o arquivo de sessão .EPP salvo, utilizando o Bloco de notas ou o WordPad.

  3. Altere a seção [Terminal] como mostrado a seguir:

    [Terminal]

    AtStartDoc="\x1B(0N\x1B"k4S"

    AtEndDoc="\x1BE"

    GeneralBypassWinGDI=1

Nota
  • A seção [Terminal] está sendo usada tanto no perfil de sessão de exibição quanto no perfil de sessão de impressora.

  • Para os valores AtStartDoc e AtEndDoc, não use o caractere espaço entre as aspas duplas — isso fará todo o trabalho ser impresso 1 linha por página.

  • Você deve substituir a declaração ByPassWinGDI=1 por GeneralBypassWinGDI=1.


Transferência de arquivo

Visualização de transferência de arquivo

Para códigos de página de PC diferentes de 1252, você deve certificar-se de que o aplicativo usado para visualizar arquivos transferidos esteja configurado para o subconjunto correto da fonte desejada. Por exemplo, o código de página de PC 1250, que representa Checo e Croata, deve usar a fonte Attachmate (Europa Central). (Lucida for Attachmate é padrão para o subconjunto ocidental.)

Transferência de arquivo 5250

A utilização de transferência de arquivo no AS/400 com o NetWare para SAA através de TCP/IP pode causar o travamento do PC em algumas situações. Para resolver esse problema, você deve alterar o tamanho de buffer no registro.

Para alterar a entrada do registro DBServer
  1. Selecione Executar no menu Iniciar.

  2. Na caixa de diálogo Executar, digite o comando a seguir e selecione OK:

    regedit

    É exibido o Editor de registros.

  3. No painel esquerdo, como mostra a ilustração abaixo, clique no sinal de mais (+) ao lado de HKEY_CURRENT_USER, Software, Attachmate, EXTRA, WorkstationUser e AS400 e então selecione DBServer.

  4. No painel direito do Editor de registros, clique duas vezes na palavra MaxDataBufferSize.

  5. Na caixa de dados Valor, digite o comando a seguir e clique em OK.

    2000 (HEX)

  6. Saia do Editor de registros.


Transferência de arquivos em lotes

Requisitos e problemas

Problemas de formato conhecidos


HLLAPI

HLLAPI de 16 bits no Windows 2000 e Windows XP

O EXTRA! X-treme não suporta HLLAPI de 16 bits de transporte padrão no Windows 2000 e no Windows XP. A Microsoft não inclui suporte COM para tais chamadas. No Windows 2000 ou no Windows XP, HLLAPI de 16 bits deve usar transporte avançado. Transporte avançado é a configuração padrão.
Para configurar o EXTRA! para uso do Transporte avançado
  1. Abra uma sessão.

  2. Clique em Opções.

  3. Clique em Preferências globais.

  4. Clique na guia Avançado.

  5. Defina Tipo de transporte HLLAPI como Transporte avançado.

Compartilhamento de espaço de apresentação

As especificações IBM EHLLAPI e WOSA WinHLLAPI identificam um conjunto de parâmetros de sessão que determinam como, ou se, o espaço de apresentação de um aplicativo HLLAPI atualmente conectado é compartilhado. O compartilhamento de espaço de apresentação ainda não foi implementado em HLLAPI de transporte avançado, portanto múltiplos aplicativos HLLAPI terão permissão para conectar com uma sessão de host único ao mesmo tempo. Com HLLAPI de transporte padrão, em que o compartilhamento de espaço de apresentação FOI implementado adequadamente, somente um aplicativo HLLAPI tem permissão para conectar com uma sessão do host de cada vez, a menos que um parâmetro de sessão apropriado tenha sido definido nos aplicativos HLLAPI utilizando a função 9, Set Session Parameters (Definir parâmetros da sessão). Um segundo aplicativo que tente conectar com uma sessão já em utilização por outro aplicativo HLLAPI receberá um código de retorno de 11 na chamada para ConnectPS (Função 1).

Função Reiniciar sistema

Os programas HLLAPI devem usar a Função reiniciar sistema (21) em suas rotinas de descarga para permitir que o EXTRA! X-treme 2000 desfaça corretamente o registro de HLLAPI e dos recursos OLE relacionados após a descarga. Se Reiniciar sistema não estiver em uso, alguns recursos poderão persistir na memória depois de fechado o EXTRA! X-treme.


Macros

Registro de macros em hosts assíncronos

O registrador de macros insere automaticamente declarações WaitHostQuiet após cada operação SendKeys. Para hosts assíncronos, o tempo de espera padrão pode ser muito longo. Isso pode ser facilmente modificado. Por exemplo, para aguardar apenas dois segundos (em vez dos cinco segundos padrão), altere todas as declarações WaitHostQuiet para aguardar um valor de período de espera específico definido pelo usuário e defina esse valor no início da macro. Depois, quando desejar alterar o valor do tempo de espera, basta fazer a alteração em um único lugar.

Por exemplo:

WaitValue = 2000 'define isso uma vez no início da macro
...
...
WaitHostQuiet(WaitValue) 'altera cada declaração WaitHostQuiet para aguardar pela hora definida por este usuário.

Macros Basic do EXTRA!

Todas as macros Basic do EXTRA! de todos os clientes são executadas em um único encadeamento. Assim, quando uma macro de cliente exibe uma caixa de diálogo, todas as outras macros ficam temporariamente suspensas.

Conversão de Macros e Sessões KEA!

Você pode converter macros e sessões KEA! usando o Assistente de migração conforme descrito no procedimento a seguir.

Para converter macros e sessões KEA! para o EXTRA!
  1. No menu Iniciar do Windows, selecione Programas.

  2. No menu do Attachmate EXTRA! X-treme, selecione Assistente de migração.

  3. Para converter sessões, na janela do Assistente de migração, selecione KTC_Migrate.

    -ou-

    Para converter macros, na janela do Assistente de migração, selecione KTM_Migrate.

    O novo arquivo é colocado na pasta apropriada para uso com o EXTRA! e renomeado com uma nova extensão de nome de arquivo.


Gráficos e o EXTRA! X-treme

Dicas para se trabalhar com gráficos

Para visualizar o gráfico na área de transferência
  • No menu Visualizar, selecione DIB.

Para imprimir um gráfico ou o conteúdo exibido na sessão do EXTRA! X-treme
  1. No menu Editar, escolha Selecionar tudo ou destaque a área e, em seguida, selecione Copiar ou Recortar.

  2. Vá para o aplicativo que suporta o formato DIB e no qual você pode imprimir.

  3. Cole o gráfico no programa; em seguida, imprima o gráfico.

Para recortar ou copiar uma seleção de gráfico quando um cursor de gráfico é exibido
  1. Utilizando um editor de texto, abra o arquivo SESSION.EDP, localizado no subdiretório Sessions em que o produto foi instalado. Por exemplo:

    C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\Attachmate\EXTRA!\HOSTA.EDP

  2. Com o arquivo aberto, na seção [Terminal], mude a definição APAGCSelection de FALSE para TRUE.

Execução de um programa gráfico com TN3270

Ao executar um programa gráfico com TN3270, é necessário modificar o arquivo SESSION.EDP.

Para editar o arquivo SESSION.EDP para executar um programa gráfico com TN3270
  1. Utilizando um editor de texto, abra o arquivo SESSION.EDP, localizado no subdiretório Sessions em que o produto foi instalado. Por exemplo:

    C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\Attachmate\EXTRA!\HOSTA.EDP

  2. Com o arquivo aberto, na seção [Terminal], insira a seguinte linha de texto:

    WCCResetClock=TRUE

Uso de gráficos do host SAS em uma sessão do EXTRA! X-treme

Devido às complexidades envolvidas na exibição dos gráficos do host SAS em um ambiente gráfico do Windows, é preciso trabalhar com as diversas opções gráficas disponíveis no EXTRA! Enterprise para obter os melhores resultados na sessão de exibição do EXTRA! Enterprise.

Para alterar as definições do EXTRA! X-treme para SAS
  • Execute uma das seguintes ações:
    Para
    Faça isto
    Tornar a sessão de exibição de gráficos do EXTRA! X-treme tão parecida quanto possível da exibição de gráficos do host que deseja emular Na caixa de diálogo Definições - página Geral do monitor, selecione uma das definições de gráficos e certifique-se de que o aplicativo do host SAS esteja configurado para a mesma exibição de gráficos.
    Faça o ajuste para objetos que não são exibidos proporcionalmente (como círculos ou caixas) Na caixa de diálogo Definições - página Geral do monitor, mude a fonte do monitor que está sendo usada.
    Nota As três fontes gráficas ATM, ATM Graphics 1:1, ATM Graphics 2:5 e ATM Graphics 3:4, são mais adequadas para a exibição de gráficos do host do que as fontes padrão de textos oferecidas pelo EXTRA! X-treme 2000. A escolha da melhor combinação depende do modelo gráfico utilizado pela sessão e do tipo de monitor do PC.
    Uso de símbolos programados com um monitor SAS Na caixa de diálogo Definições - página Geral do monitor, selecione Suportar símbolos de programa.
    Nota Dependendo do modelo do monitor usado, e de como o SAS usa os símbolos de programas, às vezes é melhor não usar esse recurso.
    Uso de caracteres APL Na caixa de diálogo Definições - página Geral do monitor, selecione Suportar caracteres APL.
    Como evitar o redesenho freqüente de gráficos SAS Ative a opção Cache de gráficos editando o arquivo SESSION.EDP.

Para editar o arquivo SESSION.EDP para habilitar a opção Cache de gráficos
  1. Utilizando um editor de texto, abra o arquivo SESSION.EDP, localizado no subdiretório Sessions em que o produto foi instalado. Por exemplo:

    C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\Attachmate\EXTRA!\HOSTA.EDP

  2. Com o arquivo aberto, na seção [Terminal], mude a definição APASASExtension de FALSE para TRUE.

Edição de imagens em uma sessão assíncrona

Embora você possa imprimir imagens gráficas diretamente do EXTRA! em sessões assíncronas, para copiar e colar imagens gráficas, você deve selecionar o método Bitmap de Armazenamento de reserva.


Teclados

Windows 98 e o teclado de 84 teclas

Se você estiver executando o EXTRA! X-treme no Windows 98 e deseja usar um teclado de 84 teclas mas não selecionou o teclado padrão de 84 teclas na instalação, você deverá abrir o registro do sistema do Windows 98 e alterar a entrada de teclado.

Para alterar a entrada do teclado do registro do sistema
  1. Selecione Executar no menu Iniciar.

  2. Na caixa de diálogo Executar, digite o comando a seguir e selecione OK:

    regedit

    É exibido o Editor de registros.

  3. No painel esquerdo, clique no sinal de mais (+) ao lado de HKEY_CURRENT_USER, Software, Attachmate, EXTRA!, WorkstationUser e então clique em Preferências.

  4. No painel direito do Editor de registros, clique duas vezes em Keyboard.

  5. Na caixa Editar cadeia, digite o comando a seguir e clique em OK.

    key84at

  6. Saia do Editor de registros.

Nota HKLM\Software\Attachmate "ATMKeyboard" também deve ser alterado para "key84at".

Teclados de 101 teclas para PC e suporte ao Windows Terminal Server

Em um teclado de 101 teclas para PC, a função Limpar para uma sessão 3270 é normalmente mapeada para a tecla PAUSE do PC. Entretanto, as sessões 3270 do EXTRA! X-treme que são executadas a partir de um servidor de terminal Windows não conseguem utilizar a tecla PAUSE para chamar a função Limpar.

Para usar a função Limpar
  • Usando o Remapeador de teclado do EXTRA! X-treme, faça o remapeamento da função Limpar para outra tecla.


Controles do mouse

Em algumas situações, as definições do Painel de controles do mouse sobrepõem-se às definições de mapeamento do mouse do EXTRA! X-treme para uma roda do mouse ou botão intermediário do mouse.

Se seu mouse possui um botão intermediário

Antes de mapear o botão intermediário do mouse no EXTRA! X-treme, você deve primeiro acessar o Painel de controle do Windows e definir a ação do botão intermediário como Botão intermediário. Se o botão intermediário for definido para qualquer outra ação (como Rolagem automática) no Painel de controles do mouse, o botão intermediário executará essa ação em vez da ação que você atribuir no EXTRA! X-treme.

Se seu mouse possui uma roda

Se a roda do mouse for definida para a configuração padrão do sistema (geralmente Rolagem automática), ela executará a ação padrão bem como a ação que você definir para ela no EXTRA! X-treme. Se você usar o painel de controle para configurar a roda do mouse com uma definição diferente da configuração padrão, a ação do EXTRA! X-treme que você atribuir ao botão de roda será ignorada.


Navegação

Solicitação de um ID de usuário ou senha durante a navegação

Ao gravar páginas, todas as combinações de teclas, incluindo identificações de IDs do usuário e senhas, são armazenadas no arquivo de caminhos de navegação. Você pode evitar o armazenamento de dados críticos configurando o mecanismo de navegação para solicitar essas informações durante a reprodução. Isto é feito editando-se o caminho que foi gravado pelo EXTRA! X-treme e inserindo-se um prompt de usuário. (Consulte a Ajuda on-line para obter auxílio.)

Após editar o caminho, ao navegar para uma página ou um marca-página, você será solicitado a digitar uma senha quando atingir a tela de logon. A navegação será suspensa até que os dados sejam digitados e, em seguida, enviará os dados à localização atual do cursor, antes de passar à próxima tela no caminho de navegação.

Marca-páginas e páginas registradas

Você pode ativar ou desativar o recurso Sempre visível na janela Bookmarks and Recorded Pages (Marca-páginas e páginas registradas), digitando ALT+ v. Essa combinação de teclas desempenha a mesma ação que a de clicar o botão "pushpin" (alfinete) na janela Bookmarks and Recorded Pages. Quando Sempre visível estiver ativado, a janela Bookmarks and Recorded Pages permanece visível, mesmo após a seleção de um marca-página ou de uma página.


Gerenciamento centralizado do EXTRA! X-treme

Informações de gerenciamento centralizado

Você deve ter o Adobe Acrobat Reader instalado para visualizar as Informações de gerenciamento centralizado fornecidas no CD de Emulação do EXTRA!. Você pode fazer o download gratuito do Acrobat Reader em www.adobe.com.

Download de configurações

O recurso Download de configurações da HAS do EXTRA! X-treme v. 7.0 não é usado na v. 8. O gerenciamento centralizado de configurações é agora parte do Management and Control Services (MCS) incluído na v. 8.

Tamanho recomendado de tela

Recomenda-se o tamanho mínimo de tela de 1024 x 768 pixels para os aplicativos Configuration Publisher e Distribution Publisher. Essas ferramentas de gerenciamento centralizado são parte do EXTRA! X-treme MCS Administrator's Edition.



  Attachmate